quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Enchentes em Santa Catarina








Lula visita regiões afetadas em SCO presidente Lula sobrevoou o rio Itajaí-Açu, que atravessa as regiões mais afetadas de Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil, o rio atingiu a marca de 4,9 metros às 4h desta quarta-feira. Lula sobrevoa as áreas alagadas acompanhado do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), e dos ministros Edison Lobão (Minas e Energia), Nelson Jobim (Defesa) e Franklin Martins (Comunicação). A previsão é de que Lula retorne para Brasília às 19h.
Segundo o último levantamento da Defesa Civil, em Santa Catarina, 27.404 pessoas estão desabrigadas e os desalojados chegam a 51.252, totalizando 78.656 afetados diretamente. Os desabrigados são pessoas que tiveram que sair de suas casas e precisam da ajuda. Já os desalojados são pessoas que foram obrigadas a sair de suas casas por conta dos danos das chuvas, mas que não precisam de ajuda do Estado pois podem ir para casas de parentes ou amigos.
"Estamos de luto, o Estado está de luto, a situação é muito complicada", disse o gerente de Operações da Defesa Civil de Santa Catarina, major Emerson Neri. "Nosso povo não está nada bem. Tem sido um trabalho árduo". O major disse ainda que 30 pessoas estão desaparecidas, o que poderia elevar o número de mortos para mais de 110.



Pessoas observam a identificação dos corpos que foram soterradas em SC
Sete municípios catarinenses declararam estado de calamidade pública. Outras seis cidades _São Bonifácio, São João Batista, Rio dos Cedros, Garuva, Itapoa e Benedito Novo_ estão isoladas, com diversas estradas bloqueadas por enchentes e queda de barrancos. O total de habitantes ilhados nesses municípios chega a 64 mil.Cerca de 160 moradores ilhados foram resgatados por quatro helicópteros no final da tarde desta terça-feira da localidade de Morro do Baú, no município de Ilhota, a 111 quilômetros de Florianópolis.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, informou em nota que militares enviados ao Estado já resgataram mais de 300 pessoas. "É lamentável o que está ocorrendo lá", disse Jobim.O Ministério da Justiça anunciou o envio para o Estado de 48 homens da Força Nacional de Segurança e 12 cães farejadores. Já o Ministério da Saúde irá anunciar medidas emergenciais de socorro às vítimas.


Rodovia BR-470 é totalmente interditada
Por volta das 16h desta quarta, a rodovia BR-470, no município catarinense de Gaspar, foi totalmente interditada. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a pista cedeu na altura dos km 41, 44, 46 e 47,8.
No km 45, houve a queda de uma barreira. Segundo a PRF, não há opção de desvio para os motoristas nem previsão de quando a estrada será recuperada e liberada.


Porto de Itajaí deixa de movimentar US$201 mi
O porto de Itajaí, fechado desde a última sexta-feira por conta das chuvas, deixou de movimentar 201 milhões de dólares. O cálculo é baseado na média diária de movimentação de 33,5 milhões de dólares até outubro, segundo dados do porto.
Dois dos três berços de atracamento foram destruídos pela força da correnteza, segundo a assessoria, e o que sobrou só será liberado para operação após a realização de uma perícia técnica, o que deve acontecer até sexta-feira.
A recuperação total do porto de Itajaí, usado principalmente para a exportação de carne congelada e para a importação de maquinário agrícola, deve durar seis meses, segundo estimativas da prefeitura da cidade, localizada a cerca de 100 quilômetros da capital Florianópolis.
Veja as cidades afetadas no mapa no link "http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF8&hl=en&msa=0&msid=113088242546194726426.00045c8448066674a6b57&ll=-26.828973,-48.913879&spn=1.05389,1.153564&z=9&source=embed"

Recomendações
Em seu site, a Defesa Civil recomenda que, no caso de alagamentos, a população evite o contato com as águas que podem estar contaminadas e causar doenças. Outro conselho é não dirigir em lugares alagados.
Moradores de áreas vulneráveis a deslizamentos devem ficar atentos para o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e inclinações de troncos de árvores ou postes.
A comunidade pode acionar a Defesa Civil através do telefone 199.

Aluno: Jhonatan H.

Nenhum comentário: