Alunos: Felipe, Priscilla e Patricia
Série: 3º ano 2
Situação em Santa Catarina é de verdadeira catástrofe
A situação climática no estado de Santa Catarina, no Sul do país não anda nada boa. Chuvas torrenciais estão deixando milhares de pessoas desabrigadas e a destruição causada pelas águas da chuva estão causando o desabamento de casas, barreiras e até mesmo uma estrada federal foi destruída após explosão de um gasoduto, que se rompeu com a força da água.
As enchentes em Santa Catarina estão matando dezenas de pessoas e estão deixando milhares destas desabrigadas, o que nos leva a perceber que os sinais do impacto gerado pelo aquecimento global sobre a Amazônia já está tendo um reflexo sobre o clima da América do Sul.
Com tudo que estamos presenciando nas regiões atingidas pelas chuvas em Santa Catarina, podemos constatar que a situação no nosso estado é de “verdadeira catástrofe”. Itajaí está toda debaixo d‘água. Blumenau já tem 2 mil famílias sem casa para retornar, porque foram destruídas ou estão em situação de risco.
De acordo com a senadora Ideli Salvati, o Exército disponibilizou dois aviões para o transporte de colchões, roupas e alimentos para as vítimas das enchentes e desabamentos, e uma equipe de controle de epidemias do Ministério da Saúde deve ser enviada para prevenir doenças. A situação atual está preocupando o Estado, pois há risco de doenças, se não houver cuidado com a água das enchentes.
Segundo a Senadora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve assinar nos próximos dias medida provisória liberando recursos para auxílio às vítimas e reconstrução das cidades atingidas pelas chuvas em Santa Catarina.
O desastre é considerado pelo Governo do Estado de Santa Catarina como a pior tragédia climatológica da história. O apelo das autoridades é para que a população atenda às recomendações da Defesa Civil, já que os riscos estão espalhados em diferentes pontos. Não há como evitar os deslizamentos de terra, porém as pessoas podem minimizar os danos humanos prestando atenção a sinais como rachaduras, movimentação do solo, inclinação de árvores e postes. Na ocorrência de qualquer um desses sinais a orientação é para abandonar as residências e procurar casas de parentes ou amigos, em locais seguros, ou diversos abrigos públicos.
Para atender as pessoas desabrigadas todos os suprimentos necessários já estão disponíveis para Santa Catarina, que conta com a solidariedade de diversos estados, do governo federal, empresas e particulares. Com toda certeza essas situação atual do nosso estado vai deixar marcas profundas na memória dos catarinenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário